Alianças globais
O que são alianças globais entre companhias aéreas?
Entenda o que são alianças globais e como tirar proveito disso
As alianças globais aéreas são basicamente acordos firmados entre companhias, com finalidades diversas e para benefícios mútuos. Dentre essas finalidades, podemos destacar a redução de custos, maiores opções de embarque e destinos, além da possibilidade de pontuar em programas de fidelidade parceiros. Os benefícios são evidentes para os viajantes, e em contrapartida, as companhias aéreas conseguem reduzir custos e prestar um serviço melhor.
Atualmente existem 3 grandes alianças globais aéreas em todo o mundo, A Sky Team, a Star Alliance e a Oneworld. Voando em algumas das companhias que participam da aliança, os passageiros podem desfrutar de benefícios ou mesmo pontuar em seus respectivos programas de fidelidade. E como os sistemas são integrados, o passageiro pode ainda usar as milhas acumuladas em uma companhia aérea para voar em outra, tudo sem custo adicional.
Alianças globais – Sky Team
A Sky Team é uma aliança aérea global fundada no ano de 2000. Atualmente a aliança possui duas categorias de status: a Elite e a Elite Plus e é formada por 20 empresas aéreas, sendo elas: Aeroflot, Aerolíneas Argentinas, Aeromexico, Air Europa, Air France, Alitalia, China Airlines, China Eastern, China Southern, Czech Airlines, Delta Air Lines, Garuda Indonesia, Kenya Airways, KLM, Korean Air, Middle East Airlines, Saudia, TAROM, Vietnam Airlines, Xiamen Airlines.
A Sky Team não possui companhias aéreas representantes brasileiras, a que mais se aproxima disso é a GOL que tem participação societária da Delta. No entanto, para quem voa pelas companhias internacionais, a aliança oferece os seguintes benefícios:
- Acesso a rede global extensa com mais de 17.343 voos diários, 1.062 destinos e 117 países.
- Benefícios para clientes Elite e Elite Plus.
- Acesso à salas Vips de vários aeroportos.
- Possibilidade de pontuar em diversos programas de fidelidade de companhias parceiras.
Alianças globais – Star Alliance
A Star Alliance é formada por diversas companhias aéreas que voam para o Brasil, além de ser considerada a principal rede mundial de companhias aéreas em termos de voos diários. Criada em 1997, a aliança possui 28 membros em 5 continentes, sendo: Adria Airways, Aegean Airlines, Air Canada, Air China, Air India, Air New Zealand, ANA, Asiana Airlines, Austrian, Avianca, Avianca Brasil, Brussels Airlines, Copa Airlines, Croatia Airlines, EGYPTAIR, Ethiopian Airlines, EVA Air, a LOT Polish Airlines, Lufthansa, Scandinavian Airlines, Shenzhen Airlines, Singapore Airlines, South African Airways, SWISS, TAP Air Portugal, a THAI, a Turkish Airlines e a United.
Com suas parceiras, a Star Alliance oferece rota para mais de 1.170 destinos em 181 países, sendo em torno de 21.200 voos diários. Outros benefícios importantes a serem ressaltados:
- Acesso a mais de 990 salas Vip em aeroportos pelo mundo.
- Permite o acúmulo de milhas em qualquer voo em companhias membro.
- Passageiros com status Gold ou Silver podem aproveitar benefícios adicionais: prioridade em lista de espera e check-in, acesso a salas VIP e franquia de bagagem adicional.
- Primeira aliança global a oferecer voos no Airbus A380.
Alianças globais – Oneword
Fundada em 1999 pela American Airlines, British Airways, Canadian Airlines, Cathay Pacific e Qantas, a Oneworld é uma das maiores alianças globais aéreas da atualidade. Tendo como companhias membro: American Airlines, British Airways, Cathay Pacific, Finnair, Iberia, Japan Airlines, LATAM, Malaysia Airlines, Qantas, Qatar Airways, Royal Jordanian, S7 Airlines, SriLankan Airlines. Por possuir parceria com companhias de primeira linha, a Oneworld permite ótimos resgates!
Apesar de não ser a maior, a Oneworld tem nomes importantes e é uma aliança consolidada, que está crescendo nos últimos anos. Alguns de seus principais benefícios são:
- Acesso a salas Vip de todo o mundo.
- Prioridade em filas de check-in.
- Escolha de assento pré-reservado.
- Franquia extra de bagagem.
- Suporte em conexões internacionais.
Como posso tirar proveito de alianças globais aéreas?
Para quem vive viajando, seja a trabalho ou a lazer, fazer parte de uma aliança global aérea é uma grande vantagem, principalmente quando é possível estender os benefícios a todas as companhias aéreas membros. Tirando proveito das alianças aéreas globais, os passageiros poderão utilizar as milhas acumuladas em novos destinos, garantindo viagens futuras ainda mais econômicas e confortáveis. Há também uma infinidade de privilégios dentro das alianças aéreas, no entanto, estes são designados de acordo com o status do cartão de fidelidade.
Milhas
Quem voa uma quantidade mínima de vezes em voos operados pelas companhias aéreas membros das alianças, pode acumular milhas dentro dos respectivos programas de cada companhia. Vale lembrar que é possível ganhar milhas em programas de fidelidade sempre que viajar em voos e tarifas qualificadas.
Salas Vip
Um dos benefícios de quem faz parte de alguma aliança global é poder desfrutar do acesso à salas Vips de todo o mundo. Seja para relaxar ou colocar o trabalho em dia, as salas Vips são uma opção viável para quem voa em alguma companhia membro de alianças aéreas. Cada lounge é completo, oferecendo restaurante interno, bar, spa, muitos deles até com camas e chuveiros.
Prioridades
As prioridades em aeroportos são outro benefício importante para os usuários de alianças globais. Além das já conhecidas prioridades em filas de check-in e embarque, há também prioridade na escolha dos assentos pré-reservados e até pedidos de refeições especiais com até 24h de antecedência do voo.
Franquia de bagagem
Franquia de bagagem adicional ou mesmo gratuita é um benefício comum para quem voa em companhia que fazem parte de alianças globais aéreas. Vale ressaltar que cada companhia possui regras distintas para este benefício, vale a pena consultar.
Suporte em conexões internacionais
Algumas alianças globais aéreas como a Oneworld, por exemplo, oferecem suporte entre conexões internacionais para os seus passageiros. O intuito é proporcionar um apoio ao passageiro enquanto o mesmo estiver em aeroportos desconhecidos.
Chegamos ao final de nosso post sobre alianças globais aéreas, e aí deu para ficar informado sobre a importância das alianças para quem é passageiro frequente? Entendendo os benefícios destas parcerias é muito mais fácil tirar proveito disso em voos realizados internacionalmente. Assine a nossa newsletter e tenha acesso a mais conteúdo como este!