CATEGORIAS

Fique por dentro dos eventos da gastronomia mineira

Descubra os festivais de gastronomia de Minas Gerais e se delicie!

A gastronomia mineira é sedutora, eclética e voluntariosa. Não por acaso, pesquisas apontam que os festivais gastronômicos de Minas Gerais lideram o ranking de atrações, superando as montanhas!

Os variados festivais gastronômicos de Minas permitem que se descubra as raízes, tradições e costumes de cada região, assim como sua evolução até a revolução culinária de vanguarda – de forma calorosa e intimista, sempre oferecendo pratos que dão energia e aumentam a sensação de bem-estar.

A Viajar Turismo – agência de viagens BH, criou um Calendário com os principais festivais de gastronomia de Minas. Programe sua próxima viagem conosco!

Descubra os principais festivais da gastronomia mineira e se delicie!

Os festivais gastronômicos de Minas Gerais expressam a criatividade de um povo que não se cansa de experimentar delícias, ampliando o prazer de degustar variadas texturas.

A variedade de pratos deliciosos e nutritivos da gastronomia mineira atrai e fideliza uma diversidade de públicos. Confira o Calendário de festivais de gastronomia de Minas Gerais que preparamos e não perca tempo!

Aromas e sabores aguçam os sentidos e levam a viagens nas memórias diante da enorme diversidade e da possibilidade de viver descobertas inusitadas no turismo por Minas Gerais. Daí o sucesso!

Calendário de festivais gastronômicos de Minas Gerais | Março

viajar-turismo-inteligente-belo-horizonte-calendario-principais-festivais-gastronomicos-minas-gerais-01
  • São João del Rey, região do Campo das Vertentes: entre março e abril, no centro histórico, acontece o Festival Happy Hour, com apresentações musicais, teatrais, exposições e diversas manifestações culturais durante todo o evento. Estabelecimentos disputam categorias como Happy Hour Mais Quente, Prato da Casa e Prato com Ingrediente Mineiro (carnes de porco e frango caipira, cachaça e cerveja). Prestigie os festivais de gastronomia de Minas Gerais e aproveite os stands de cervejarias artesanais.

Calendário de festivais gastronômicos de Minas Gerais | Abril

viajar-turismo-inteligente-belo-horizonte-calendario-principais-festivais-gastronomicos-minas-gerais-02

Festivais de gastronomia de Minas Gerais |Belo Horizonte

O Festival Comida de Buteco, um dos mais conhecidos festivais de gastronomia de Minas, de 14 de abril a 15 de maio, atrai visitantes graças à qualidade, variedade e do disputado concurso da melhor opção do ano. O sucesso inspirou uma etapa nacional.

Festivais de gastronomia de Minas Gerais |Catas Altas, Serra do Caraça

A Festa da Cerveja tem data móvel. O evento reúne cervejeiros do estado, para degustação de especialidades que vem se destacando nos festivais gastronômicos de Minas Gerais.

Como se não bastasse, alguns sucessos presentes nos festivais gastronômicos de Minas também podem ser conhecidos fora do país!

Em Portugal, o encontro promovido pelo Instituto Estrada Real/Embratur convida autoridades, imprensa e operadores de viagens portugueses, oferecendo iguarias mineiras preparadas por chefs renomados… são os prazeres da gastronomia mineira no velho mundo!

Calendário de festivais gastronômicos de Minas Gerais | Maio

viajar-turismo-inteligente-belo-horizonte-calendario-principais-festivais-gastronomicos-minas-gerais-03

Festivais de gastronomia de Minas Gerais | Barão de Cocais

na Praça do Rosário (dias 6 e 7) do pequeno distrito situado a 100 km de BH, acontece o Festival da Goiabada e de Quitandas. Vale saborear pratos dos principais festivais de gastronomia de Minas. Entrada franca.

Festivais de gastronomia de Minas Gerais | Congonhas

Nos dias 6 e 7 de maio, na Praça do Rosário, o tradicional Festival da Quitanda, com apresentações culturais, noite de viola, caldos e delícias da gastronomia mineira.

Festivais de gastronomia de Minas Gerais | Catas Altas

A atração é a Festa do Vinho (19 a 21 de maio). O evento une sabor e cultura e o clima frio torna o cenário deslumbrante ideal para o Concurso de Melhor Vinho de Jabuticaba – tradicional alternativa comercial para o município desde o século XIX. Tendas de vinhos de uvas e de jabuticaba, além de comidas regionais, como a galinhada com Ora-pro-nobis.

Festivais de gastronomia de Minas Gerais | Sete Lagoas

O Festival Sabor de Bar é uma disputa entre os estabelecimentos da cidade para seleção dos melhores pratos, atendimento, ambiente e cerveja gelada.

Festivais de gastronomia de Minas Gerais | Caxambu

O Festival Boa Mesa é realizado de 15 de maio a 17 de junho. Durante um mês, restaurantes da cidade oferecem pratos especiais e oficinas com chefs mineiros.

Calendário de festivais gastronômicos de Minas Gerais | Junho

viajar-turismo-inteligente-belo-horizonte-calendario-principais-festivais-gastronomicos-minas-gerais-04

Mês especial para a gastronomia mineira: no dia 5 de junho todo o estado celebra os sucessos gastronômicos da área que mais potencializa o turismo!

Circuito Turístico Parque Nacional da Serra do Cipó

Nos meses de inverno, vários hotéis, pousadas e restaurantes se unem para o Cipó Classic Festival, oferecendo degustações no Festival de Vinhos e oficinas de criação de pratos elaborados com ingredientes característicos da região.

Festivais de gastronomia de Minas Gerais | Belo Horizonte

Entre 8 e 11 de junho, visite a Expocachaça. O evento comemora 20 anos aquecendo o inverno. No dia 08, confira o Festival do Pão de Queijo e experimente versões doces, salgadas e outros petiscos!

Festivais de gastronomia de Minas Gerais | Nova Lima

Na maior cidade do Roteiro Entre Trilhas, Sabores e Aromas, confira uma culinária diversificada! Destaque para o bolo de nozes e frutas cristalizadas chamado queca. O Festival da Mandioca oferece deliciosos quitutes e degustação de bebidas.

Festivais de gastronomia de Minas Gerais | Piranguinho

Na Festa do Pé de Moleque, curta variações do famoso doce artesanal tombado como Patrimônio Cultural e Imaterial do estado.

Festivais de gastronomia de Minas Gerais | São Lourenço

Ddurante o feriado de Corpus Christi, conheça o Festival Mineiro de Doces. Expositores oferecem goiabada, tradicionais doces de leite e compotas, produtos orgânicos, produtos isentos de glúten e opções fitness (paçocas, bananadas sem açúcar, etc) e as versões gigantes da sobremesa Romeu & Julieta, utilizando queijos regionais.

Calendário de festivais gastronômicos de Minas Gerais | Julho

viajar-turismo-inteligente-belo-horizonte-calendario-principais-festivais-gastronomicos-minas-gerais-05

Festivais de gastronomia de Minas Gerais | Sabará

Na pacata cidadezinha do Circuito Turístico do Ouro, de 7 a 9 de julho, curta uma variedade de cervejas artesanais, muito rock-and-roll e o maneiro food truck, no Sabará Rock Bier.

Festivais de gastronomia de Minas Gerais | Extrema (sul de Minas)

De 7 e 9 de julho acontece o Festival Sabores da Roça, dentro da programação do Festival de Inverno da cidade.

Festivais de gastronomia de Minas Gerais | Andradas

A Festa do Vinho acontece na 2ª quinzena de julho, com atrações musicais da região. Nos quatro dias de exposição rural, gastronomia mineira e degustação patrocinada por vinícolas.

Festivais de gastronomia de Minas Gerais | São Gotardo

No Circuito Turístico Tropeiros de Minas, do dia 9 ao 13, a Festa Nacional da Cenoura atrai adeptos do slow food e se consolida como um dos principais festivais de gastronomia de Minas Gerais.

Festivais de gastronomia de Minas Gerais | Estiva

No Circuito Turístico Serras Verdes do Sul de Minas, o Festival do Morango vai do dia 18 a 20 deste mês.

Festivais de gastronomia de Minas Gerais | Belo Horizonte

Festival do Queijo Minas Artesanal acontece no final do mês na Serraria Souza Pinto com exposições, atrações gastronômicas preparadas por chefs renomados apresentando pratos especiais.

Perfeito para aprender a harmonizar queijos com azeites, degustar cervejas e vinhos mineiros e também participar de cursos e palestras enquanto as crianças se divertem no Espaço Kids.

Festivais de gastronomia de Minas Gerais | São Roque de Minas

O
Festival do Queijo Canastra movimenta restaurantes e pousadas durante todo o mês. Produtores certificados de Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Serra do Salitre, Serro e Triângulo expõem destaques. Festivais gastronômicos de Minas Gerais são imperdíveis para apreciadores de queijo mineiros!

Calendário de festivais gastronômicos de Minas Gerais | Agosto

viajar-turismo-inteligente-belo-horizonte-calendario-principais-festivais-gastronomicos-minas-gerais-06

Festivais de gastronomia de Minas Gerais | Tiradentes

o Festival Internacional de Cultura e Gastronomia completa 20 anos! O evento faz parte do Circuito Brasileiro de Cultura e Gastronomia e integra também o Projeto Fartura – Comidas do Brasil, que exaltam a experimentação da gastronomia mineira. São oferecidos festins – jantares especiais criados por chefs convidados, em locais de beleza ímpar. Gratuito.

Festivais de gastronomia de Minas Gerais | Itabirito

A Feira Gastronômica do Pastel de Angu acontece no final do mês, buscando preservar o modo de preparo da iguaria, desenvolvido pelos escravos e registrado como Patrimônio Imaterial da cidade, com variados recheios à escolha do cliente. Bela oportunidade para conhecer as minas desativadas e o pôr do sol, nos picos da região.

Festivais de gastronomia de Minas Gerais | São Sebastião da Vitória

No distrito de São João del-Rey, de 26 a 28/08, o Festival do Pão de Queijo é realizado, reunindo produtores locais. Experimente as versões doces e salgadas e vários outros quitutes!

Festivais de gastronomia de Minas Gerais | Contagem

Na cidade pertencente à Região Metropolitana de BH que ficou conhecida como posto de tropeiros do período colonial, acontece o Festival Gastronômico de Abóboras. Shows musicais, barracas de doces cristalizados, em calda e compotas, bolos, bolinhos, pães, roscas e caldos de abóbora com carne de sol e o Concurso de Receitas Típicas. A abóbora é o ingrediente principal.

Calendário de festivais gastronômicos de Minas Gerais | Setembro

viajar-turismo-inteligente-belo-horizonte-calendario-principais-festivais-gastronomicos-minas-gerais-07

Festivais de gastronomia de Minas Gerais | São Tiago

O evento reúne centenas de turistas para experimentar cerca de 4 mil quilos de biscoitos e acompanhamentos, na tradicional Festa do Café com Biscoito.

Sabará, no Circuito Turístico do Ouro: no Festival da Banana experimente deliciosos petiscos, bolinhos e pizzas de banana, preparados em tradicionais fogões e fornos à lenha.

Festivais de gastronomia de Minas Gerais | Lagoa Dourada

A Festa do Rocambole oferece variedades do famoso quitute. O rocambole de doce de leite é o mais procurado.

Festivais de gastronomia de Minas Gerais | Circuito Turístico dos Diamantes

Há 30 anos, entre setembro e outubro, acontece a Festa do Queijo Serro, com atividades que valorizam a disseminação da cultura deste patrimônio da gastronomia mineira. Evento gratuito.

Calendário de festivais gastronômicos de Minas Gerais | Outubro

viajar-turismo-inteligente-belo-horizonte-calendario-principais-festivais-gastronomicos-minas-gerais-08

O Festival Bão Buteco,  no Circuito Turístico da Canastra, , é um dos atrativos da cidade, que oferece os doces, queijos e compotas conhecidos como delícias de Araxá. Sem data fixa.

Festivais de gastronomia de Minas Gerais | Ponte Nova

O famoso doce é tema da Festa da Goiabada, que acontece em comemoração à emancipação do município, dia 30/10.

Festivais de gastronomia de Minas Gerais | Capitólio

O Festival Gastronômico e Cultural Sabores do Peixe – é referência gastronômica e acontece no belíssimo destino náutico em data móvel.

Calendário de festivais gastronômicos de Minas Gerais | Novembro

viajar-turismo-inteligente-belo-horizonte-calendario-principais-festivais-gastronomicos-minas-gerais-09

Festivais de gastronomia de Minas Gerais | Nova Lima

O Uaiktobeer Fest reúne apreciadores e produtores de cervejas artesanais, na cidade que se consolida como polo cervejeiro de Minas. Em 2017, o festival gastronômico é um dos destaques da 7ª edição do evento.

Festival de Comida e Cultura da Roça acontece em Gonçalves, procurando mostrar o melhor da culinária local, tradições, hábitos rurais e novos sabores.

Festivais de gastronomia de Minas Gerais | Cachoeira do Campo

No pequeno distrito de Ouro Preto, cuja região é uma das maiores produtoras da fruta no país, durante a Festa da Jabuticaba,  realizada nos meses de outubro ou novembro (de acordo com a safra), milhares de pessoas se deliciam com iguarias da gastronomia mineira, compotas, geleias, doces, sorvetes e rocamboles produzidos com a pequena notável.

Festivais de gastronomia de Minas Gerais | Sabará

O Festival da Jabuticaba, além dos doces, licores e pratos deliciosos, experimente degustar a fruta in natura! Simplesmente imperdível!

Festivais de gastronomia de Minas Gerais | Diamantina

No Festival Diamantina Gourmet, restaurantes oferecem pratos exclusivos e workshops de cozinha ao vivo, com a participação de chefs de renome.

Festivais de gastronomia de Minas Gerais | Serro

No Festival de Gastronomia Frango Caipira, conheça variações de um dos pratos típicos mais lembrados pelos turistas que visitam Minas, desfrutando a beleza e tranquilidade da região.

Festivais de gastronomia de Minas Gerais | Pouso Alegre

No Circuito Turístico Serras Verdes do Sul de Minas, muito agito na tradicional Festa do Pastel de Milho. Não deixe de ir!

Calendário de festivais gastronômicos de Minas Gerais | Dezembro

viajar-turismo-inteligente-belo-horizonte-calendario-principais-festivais-gastronomicos-minas-gerais-10

Festivais de gastronomia de Minas Gerais | Ubá

No Circuito Turístico Serras de Minas, viva momentos inspiradores neste mês, na Festa da Manga* – dia 9/12.

Festivais de gastronomia de Minas Gerais | Montes Claros

Confira livros, oficinas de gastronomia mineira e muita cultura.

Os dois eventos promovem delícias e capacitam amadores ou profissionais para a utilização de produtos típicos como carnes do Norte de Minas.

Programe-se para curtir os festivais gastronômicos de Minas Gerais e enriqueça seu portfólio.

E vocês, turistas que vêm a Belo Horizonte e região, ou se deslocam para outras partes do estado a turismo, já participaram de algum destes festivais ou outros eventos da gastronomia mineira?

Encontre sua viagem em Minas! Venha conhecer nossa operadora de viagens Savassi e conte-nos suas experiências!

Consulte nossa agência de viagens Belo Horizonte e experimente as delícias da gastronomia mineira.