CATEGORIAS

Preparamos um guia de viagens de Belo Horizonte completíssimo para você conhecer a capital mineira e não perder nada desta fantástica cidade!

Descubra todos os detalhes que fazem de Belo Horizonte uma das cidades mais visitadas do Brasil.

Acredite, Belo Horizonte não ganhou este nome por acaso… Detentora dos visuais mais bonitos do estado, a capital mineira é um brinde aos olhos cansados de quem está acostumado aos grandes centros urbanos, cinzas e sem vida.

Destacando-se pelas ruas arborizadas, arquitetura histórica preservada e vida cultural agitada, a cidade é um dos melhores destinos turísticos do Sudeste brasileiro. E os motivos não são poucos!

Visitar Belo Horizonte é garantia certa de imersão cultural, de transitar pelo passado e presente, pelo simples e pelo sofisticado, pelo natural e pelo urbano. É perceber também como todas essas vertentes se completam, formando um dos destinos mais vibrantes do país!

Guia de Viagens de Belo Horizonte

Pensando no imenso potencial turístico desta grande metrópole, a Viajar Turismo – Agência de Viagens em Belo Horizonte selecionou para você algumas das melhores dicas do que fazer pela cidade, elencando seus pontos turísticos, curiosidades e atrativos mais disputados!

O resultado foi a criação de um Guia de Viagens de Belo Horizonte, completo e recheado de dicas que vão lhe deixar ainda mais apaixonado pela capital mineira! Acompanhe a leitura, divirta-se conhecendo a história e saiba porque a cidade de Belo Horizonte é o roteiro perfeito para suas próximas férias!

Belo Horizonte

viajar-turismo-inteligente-guia-viagens-belo-horizonte-minas-gerais-01

Beagá, como é conhecida para os mais íntimos, é uma cidade que resguarda com graça e elegância muito de seu passado e origens. Oferecendo cenários que mesclam passado e presente de forma única, a cidade esbanja paisagens acolhedoras, conjuntos arquitetônicos bem conservados e uma atmosfera boêmia convidativa! Cercada pelas montanhas suntuosas da Serra do Curral, Belo Horizonte é urbana, cosmopolita e vibrante, possuindo destaque como um dos maiores centros econômicos do Sudeste do Brasil!

Famosa também por ser a cidade dos “botecos”, Belo Horizonte vai além quando o assunto é vida noturna. São mais de 14 mil estabelecimentos credenciados e especialistas no quesito cerveja gelada e petiscos deliciosos! E se você estiver pela cidade entre os meses de abril e maio, aproveite a chance de participar do icônico festival Comida Di Buteco, um clássico da típica culinária mineira de bares e restaurantes da região.

E por falar na cena cultural de BH, vale a pena ficar de olho na agenda de eventos enquanto estiver na cidade. Há eventos para todos os gostos e bolsos, contrariando a concepção de que Belo Horizonte vive só do barzinho e violão. Circuito de Jazz, Samba da Meia Noite e Orquestra Mineira de Rock são apenas alguns dos destaques que lhe farão ter certeza desta constatação!

Mas, se você prefere as atividades diurnas, Belo Horizonte também não decepciona! As tradicionais feirinhas ao ar livre são ótimas opções para bater perna durante o dia. Espalhadas por toda a cidade, as feirinhas caracterizam-se como uma importante vertente do comércio da capital, oferecendo desde os saborosos quitutes típicos, a objetos de decoração, artesanato e vestuário. Uma boa dica é acompanhar a famosa Feira Hippie, que acontece religiosamente todos os domingos em uma das principais avenidas do centro de BH.

Acompanhe a leitura e saiba mais sobre a história da cidade em nosso Guia de Viagens de Belo Horizonte!

História de Belo Horizonte

viajar-turismo-inteligente-guia-viagens-belo-horizonte-minas-gerais-02

Para ser a melhor agência de viagens em Belo Horizonte é necessário conhecer a importância histórica da cidade… e isso a Viajar Turismo entende bem!

A história de Belo Horizonte começa em 1701, quando ainda era chamada de Arraial Curral Del Rei. A simpática cidadezinha do interior cresceu e quase duzentos anos depois veio se tornar a capital do estado, em 1897. Totalmente planejada para se tornar um grande centro urbano em expansão, Belo Horizonte tomou o posto de Ouro Preto e em 1894 já dava sinais de seu grande potencial estrutural.

viajar-turismo-inteligente-guia-viagens-belo-horizonte-minas-gerais-03

Com o passar do tempo as esferas administrativas se consolidaram, o avanço da industrialização se tornou notório e grandes pontos turísticos famosos foram sendo inaugurados. Bom exemplo disso é o emblemático Complexo Arquitetônico da Pampulha, tendo sido o projeto assinado pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer.

viajar-turismo-inteligente-guia-viagens-belo-horizonte-minas-gerais-04

Durante os anos 60, a capital mineira passou por um processo acelerado de crescimento urbano, o que transformou para sempre sua identidade visual. Atualmente, Belo Horizonte é um dos maiores centros urbanos do país, exercendo forte influência nacional em diversas vertentes, como na economia, cultura e política.

Agora que você já conhece um pouquinho sobre a história da cidade, continue acompanhando o nosso Guia de Viagens de Belo Horizonte e fique por dentro das melhores épocas para visitá-la!

Quando ir a Belo Horizonte?

viajar-turismo-inteligente-guia-viagens-belo-horizonte-minas-gerais-05

Quer saber as melhores épocas para conhecer BH? A Viajar Turismo – Agência de Viagens em Belo Horizonte te conta!

Para escolher quando ir à Belo Horizonte, tenha em vista quais são os seus objetivos enquanto estiver na cidade. Isso porque, com clima ameno a maior parte do ano, BH sempre oferece atrativos interessantes para quem chega, independente da estação. O clima na cidade é definido basicamente por: verão – sempre mais quente e úmido  e o inverno – com tempo seco e com uma leve queda nos termômetros.

O período mais quente do ano acontece entre outubro a março, com temperaturas em torno de 28ºC. Já entre abril e setembro, o frio dá as caras e faz com que os belo-horizontinos tirem os casacos do armário. Nestes meses, as temperaturas podem cair para 9ºC com sensação térmica de bem menos! Mesmo com o friozinho, este é o período ideal para passeios ao ar livre. Aproveite para curtir os ventos frescos e paisagens naturais!

Abaixo você confere quais são as temperaturas médias anuais, os meses mais quentes e mais frios de Belo Horizonte:

  • Janeiro: min. 17.3°C | máx. 28.5°C.
  • Fevereiro: min. 17°C | máx. 28.3°C.
  • Março: min. 16.4°C | máx. 27.5°C.
  • Abril: min. 14.4°C | máx. 26.1°C.
  • Maio: min. 11.8°C | máx. 24.7°C.
  • Junho: min. 10°C | máx. 24.3°C.
  • Julho: min. 10.2°C | máx. 25.2°C.
  • Agosto: min. 12.3°C | máx. 26.4°C.
  • Setembro: min. 14.8°C | máx. 27.3°C.
  • Outubro: min. 16.3°C | máx. 27.5°C.
  • Novembro: min. 17°C | máx. 27.2°C.
  • Dezembro: min. 16.1°C | máx. 27°C

Agora que você já sabe quando ir à cidade, que tal conhecer as suas melhores opções de hospedagem? Saiba tudo em nosso Guia de Viagens de Belo Horizonte!

Onde ficar em Belo Horizonte?

viajar-turismo-inteligente-guia-viagens-belo-horizonte-minas-gerais-06

Belo Horizonte não decepciona quando o assunto são opções de hospedagem! A cidade possui a maioria de seus hotéis centralizados nas regiões da Savassi, Pampulha e Centro, o que pode facilitar consideravelmente o seu deslocamento aos principais pontos turísticos. A oferta é grande e há diversidade de preços e categorias, atendendo bem a todos os gostos e bolsos!

Para quem deseja se hospedar em uma região central, vale a pena apostar nos hotéis do Centro, Savassi ou Lourdes. A maioria dos pontos turísticos estão concentrados nesses bairros, além de excelentes opções de bares, restaurantes e centros comerciais. Essas regiões também são boas opções para quem pretende aproveitar a zona boêmia de Belo Horizonte.

Para quem valoriza tranquilidade, vale a pena apostar nos hotéis da Pampulha, com suas belas mansões e cenários arborizados. Apesar de mais afastada da área central, o bairro nobre é uma das regiões mais turísticas de Belo Horizonte, tendo como destaque o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, a Lagoa e o icônico Mineirão.

Opções de Hospedagem em Belo Horizonte
viajar-turismo-inteligente-guia-viagens-belo-horizonte-minas-gerais-07

Confira a seleção de hotéis que a Viajar Turismo – Agência de Viagens em Belo Horizonte fez para você. Encontre o hotel que é a sua cara!

10 melhores opções de Hotéis em Belo Horizonte

As opções de hospedagem na capital mineira são amplas. De hotelaria de luxo à hostels, Belo Horizonte é um celeiro fértil de acomodações, quase sempre aliadas a preços justos, conforto e muita comodidade.

Espalhados pelas principais regiões centrais da cidade, os hotéis de Belo Horizonte oferecem serviços diversos como café da manhã, restaurantes internos, áreas de lazer com piscina e às vezes pensão completa.

Hospedagem em Belo Horizonte | Ouro Minas Palace Hotel

Localizado a apenas 10 minutos do Aeroporto da Pampulha, o Ouro Minas Palace Hotel é um dos 5 estrelas mais tradicionais de Belo Horizonte. Com acomodações elegantemente decoradas e área de lazer externa, o hotel é uma excelente opção para quem deseja estar em uma região de fácil acesso ao Centro.

  • Ouro Minas Palace Hotel
  • Endereço: Av. Cristiano Machado, 4001 – Ipiranga | Belo Horizonte
  • Tel: (31) 3429-4001
  • www.ourominas.com.br
Hospedagem em Belo Horizonte | Holiday Inn Belo Horizonte

O Holiday Inn Belo Horizonte está localizado em uma das regiões mais vibrantes da cidade, a 350 metros do shopping Pátio Savassi. O hotel possui ambiente elegante, piscina ao ar livre, quartos espaçosos e restaurante interno. Há wi-fi gratuito em toda o estabelecimento.

  • Holiday Inn Belo Horizonte
  • Endereço: Rua Professor Morais, 600 – Savassi | Belo Horizonte
  • Tel: (31) 3064-6555
  • www.holidayinnbrasil.com.br
Hospedagem em Belo Horizonte | Royal Golden Hotel

Localizado a 300 metros de uma das principais avenidas de Belo Horizonte, a Afonso Pena, o Royal Golden apresenta acomodações elegantes, piscina ao ar livre e um sofisticado restaurante. Seus quartos são amplos e alguns oferecem banheira de hidromassagem privativa.

  • Royal Golden Hotel
  • Endereço: Rua Rio Grande do Norte, 1015 – Savassi | Belo Horizonte
  • Tel: (31) 2101-0000
  • www.royalhoteis.com.br
Hospedagem em Belo Horizonte | Radisson Blu Belo Horizonte

O Radisson Blu está localizado a apenas 60 metros do shopping Pátio Savassi, um dos mais sofisticados centros comerciais de Belo Horizonte. De acomodações sofisticadas, o hotel dispõe de academia, quartos com ar-condicionado e wi-fi gratuito.

  • Radisson Blu Belo Horizonte
  • Endereço: Rua Lavras, 150 – Savassi | Belo Horizonte
  • Tel: (31) 3048-4250
  • www.radissonblu.com
Hospedagem em Belo Horizonte | Royal Savassi Boutique Hotel

A 3 quarteirões da Praça da Liberdade, o Royal Savassi Boutique Hotel é um hotel 4 estrelas localizado no coração da Savassi. Seus quartos são elegantes, equipados com janelas de isolamento acústico, ar-condicionado e wi-fi gratuito. Há academia disponível para todos os hóspedes.

  • Royal Savassi Boutique Hotel
  • Endereço: Rua Alagoas, 699 – Savassi | Belo Horizonte
  • Tel: (31) 2138-0000
  • www.royalhoteis.com.br
Hospedagem em Belo Horizonte | Quality Hotel Pampulha

O Quality Hotel Pampulha está localizado próximo ao estádio Mineirão, Lagoa da Pampulha e o Ginásio do Mineirinho. Frente a Avenida Antônio Carlos que dá acesso ao centro de BH, o hotel oferece acomodações confortáveis, restaurante interno à la carte e várias outras comodidades para hóspedes.

  • Quality Hotel Pampulha
  • Endereço: Av. Presidente Antônio Carlos, 7456 – Pampulha | Belo Horizonte
  • Tel: (31) 3505-9200
  • www.atlanticahotels.com.br
Hospedagem em Belo Horizonte | Ibis Savassi

O Ibis Savassi possui localização estratégica para quem deseja aproveitar os atrativos da região da Savassi. A 100 metros do shopping Pátio Savassi, o hotel oferece acomodações charmosas e comodidades ideais para quem viaja a trabalho, como lavanderia e deposito para bagagens 24h.

  • Ibis BH Savassi
  • Endereço: Av. do Contorno, 6180 – Savassi | Belo Horizonte
  • Tel: (31) 3888-4300
  • www.ibis.com
Hospedagem em Belo Horizonte | Hotel Mercure Belo Horizonte

O Hotel Mercure está localizado a 1,5 km do centro de Belo Horizonte. De categoria 5 estrelas, o hotel oferece acomodações luxuosas, piscina coberta, sauna, academia e um aconchegante piano bar.

  • Hotel Mercure Belo Horizonte
  • Endereço: Av. do Contorno, 7315 – Belo Horizonte
  • Tel: (31) 3298-4100
  • www.mercure.com
Hospedagem em Belo Horizonte | Othon Palace Hotel

O Othon Palace é o hotel mais central de Belo Horizonte, localizado em uma excelente posição da Avenida Afonso Pena, frente ao Parque Municipal. O hotel dispõe de piscina ao ar livre, terraço, restaurante sofisticado e acomodações espaçosas com wi-fi gratuito.

  • Othon Palace Hotel
  • Endereço: Av. Afonso Pena, 1050 – Centro – Belo Horizonte
  • Tel: (31)  2126-0000
  • www.othon.com.br
Hospedagem em Belo Horizonte | Caesar Business Belo Horizonte

Localizado em uma das áreas mais nobres de Belo Horizonte, o Caesar Business é um hotel 4 estrelas administrado pela Rede Mercure, belíssima vista para as montanhas e posição privilegiada, frente ao BH Shopping. Suas acomodações são sofisticadas, com piscina externa, academia, bar e um restaurante com o melhor da culinária nacional e internacional.

  • Caesar Business Belo Horizonte
  • Endereço: Av. Luis Paulo Franco, 421 – Belvedere – Belo Horizonte
  • Tel: (31) 2123-9898
  • www.mercure.com

Agora que você já sabe onde ficar na cidade, continue acompanhando o nosso Guia de Viagens de Belo Horizonte e saiba quais são as melhores opções de pousadas.

10 melhores opções de Pousadas em Belo Horizonte
viajar-turismo-inteligente-guia-viagens-belo-horizonte-minas-gerais-08

Os hotéis de Belo Horizonte, quase sempre localizados em posições centrais da cidade, são boas opções de hospedagem para quem deseja estar pertinho de tudo, com fácil acesso aos principais pontos turísticos da região. No entanto, as pousadas também representam uma boa parte da preferência de quem chega a cidade, principalmente por aqueles que veem em busca de descanso e tranquilidade.

Neste quesito, Belo Horizonte oferece uma série de opções dentro e fora do eixo central da cidade. Macacos, Serra do Cipó e Brumadinho são alguns dos destinos preferidos de quem deseja ficar pertinho da natureza, mas sem se distanciar demais do centro urbano.

Acompanhe abaixo a seleção do nosso Guia de Viagens de Belo Horizonte e encontre as melhores opções de pousadas na cidade!

Hospedagem em Belo Horizonte | Pousada Sossego da Pampulha

A Pousada Sossego da Pampulha é uma das acomodações preferidas por quem escolhe essa região. Dispondo de piscina ao ar livre, quartos aconchegantes, ar-condicionado e banheiro privativo, a pousada é uma excelente escolha para quem prefere algo mais “intimista”.

  • Pousada Sossego da Pampulha
  • Endereço: Av. Coronel José Dias Bicalho, 1258 – Pampulha | Belo Horizonte
  • Tel: (31) 3439-3250
  • sossegodapampulha.com.br
Hospedagem em Belo Horizonte | Vila Rica Suites Cenarium

Localizada em uma das regiões mais animadas de Belo Horizonte, a Vila Rica Suites Cenarium funciona dentro das dependências de um sofisticado bistrô. Suas acomodações são confortáveis, simples e em estilo rústico. Há wi-fi disponível, área de estar e estacionamento gratuito.

  • Vila Rica Suites Cenarium
  • Endereço: Av. Fleming, 900 – Pampulha | Belo Horizonte
  • Tel: (31) 99118-4994
  • grupovilarica.com
Hospedagem em Belo Horizonte | Hospedaria Martuccelli

A Hospedaria Martuccelli está localizada em uma excelente região da Pampulha. Suas acomodações são rústicas, com sinuca, totó, sala de TV, churrasqueira, estacionamento gratuito, jardim e wi-fi gratuito. A hospedaria oferece diárias com café da manhã e meia pensão, conforme sua preferência.

  • Hospedaria Martuccelli
  • Endereço: Rua Istambul, 333 – Trevo | Belo Horizonte
  • Tel: (31) 3498-9600
  • www.pousadinhas.com.br
Hospedagem em Belo Horizonte | Pousada BH Shopping

Localizada em frente ao BH Shopping, a pousada oferece acomodações equipadas com eletrodomésticos, depósito de bagagens, lavanderia, wi-fi gratuito e café da manhã diário como cortesia.

Hospedagem em Belo Horizonte | Single Flat Pousada Pampulha

A Single Flat Pousada está localizada a 800m do Aeroporto da Pampulha, oferecendo piscina ao ar livre, terraço, wi-fi gratuito e acomodações confortáveis. Todos os dias é servido um buffet de café da manhã gratuito para os hóspedes.

  • Single Flat Pousada Pampulha
  • Endereço: Maestro Francisco Flores, 17 – Pampulha | Belo Horizonte
  • Tel: (31) 3491-7931
  • singleflat.com.br
Hospedagem em Belo Horizonte | Pousada Cantim de BH

A Pousada Cantim de BH está localizada na Zona Norte de Belo Horizonte, a aproximadamente 20 km do Aeroporto Internacional de Confins. Seus quartos possuem decoração aconchegante, TV, frigobar e banheiro privativo. A pousada oferece também uma deliciosa banheira de hidromassagem, jardim e fácil acesso ao Parque Ecológico Lagoa do Nado.

Hospedagem em Belo Horizonte | Pousada Lagoa

A Pousada Lagoa fica localizada a 1km da Praça do Museu da Arte, na Pampulha. Suas acomodações são decoradas com capricho e aconchego. Há piscina, jardim e uma churrasqueira, além de buffet de café da manhã gratuito todos os dias!

  • Pousada Lagoa
  • Endereço: Av. Otacílio Negrão de Lima, 14950 – Pampulha | Belo Horizonte
  • Tel: (31) 3443-2599
  • www.pousadalagoa.com
Hospedagem em Belo Horizonte | Pousada Estalagem do Mirante

Localizada a apenas 31 km da capital, a Pousada Estalagem do Mirante é o refúgio perfeito para quem deseja relaxar em meio à natureza, mas sem perder as comodidades urbanas de vista! Sofisticada, luxuosa e exclusiva, a pousada dispõe ainda de banheira de chalés com hidro, camas espaçosas e piscina externa em formato de cachoeira.

  • Pousada Estalagem do Mirante
  • Endereço: Av. Nair Martins Drumond, 1000 – Retiro do Chalé | Brumadinho
  • Tel: (31) 3575-5061
  • www.estalagemdomirante.com.br
Hospedagem em Belo Horizonte | Pousada Casa da Moeda

A Pousada Casa da Moeda oferece ambiente rústico, acomodações confortáveis, piscina de água termal e restaurante interno, tudo a 35 km de Belo Horizonte. A pousada aceita animais de estimação e oferece quartos com vista para montanhas e jardins.

Hospedagem em Belo Horizonte | Pousada Capim do Mato

A Pousada Capim do Mato está localizada a 95 km de Belo Horizonte, na famosa região da Serra do Cipó. A pousada possui uma proposta de spa rústico, com acomodações luxuosas e privativas. O Spa L’Occitane oferece tratamentos e terapias, piscina ao ar livre, aquecida e amenities exclusivos para os hóspedes.

  • Capim do Mato Pousada & Spa by L’Occitane
  • Endereço: Alameda Rubens Ferreira Belisário, s/n – Serra do Cipó
  • Tel: (31) 3718 7480
  • www.capimdomato.com.br
Hospedagem em Belo Horizonte | Pousada Vilarejo Plus

Localizada nas montanhas de Macacos, a apenas 16 km de Belo Horizonte, a Pousada Vilarejo Plus é uma excelente opção para quem deseja relaxar em meio a natureza preservada, sem ficar muito longe da capital. A pousada conta com bar, piscina ao ar livre, estacionamento e wi-fi gratuito.

Achar um bom destino para se hospedar em Belo Horizonte não é uma tarefa difícil! Aproveite que agora que você já conhece a seleção de melhores pousadas da cidade e confira o que fazer por lá. Acompanhe as dicas da Viajar Turismo – Agência de Viagens em Belo Horizonte e fique por dentro dos melhores passeios da região!

O que fazer em Belo Horizonte?

viajar-turismo-inteligente-guia-viagens-belo-horizonte-minas-gerais-09

Encontrar o que fazer em Belo Horizonte é uma tarefa fácil e muito prazerosa. Repleta de eventos culturais, pontos turísticos, parques e opções de entretenimento, a cidade vibra em um ritmo muito particular e encantador!

O circuito gastronômico é um dos atrativos mais procurados por quem chega a Belo Horizonte. Apreciar o legítimo pão de queijo, tropeiro, frango com quiabo e diversos outros quitutes típicos nos bares e quitandas da capital, permite que os visitantes tenham uma experiência genuína com a culinária mineira!

Para quem gosta de bater perna durante o dia, nada melhor do que aproveitar a atmosfera quase bucólica dos parques de BH. Sempre arborizados, os parques são extremamente convidativos para uma caminhada tranquila ou mesmo um piquenique na grama.

10 passeios turísticos para se fazer em Belo Horizonte

Belo Horizonte tem muito disso…um cantinho aconchegante bem em meio ao ritmo frenético das buzinas e prédios enormes! Pensando nisso, o nosso Guia de Viagens de Belo Horizonte elegeu alguns dos melhores passeios turísticos para se fazer na cidade. Confira!

Passeios Turísticos em Belo Horizonte | Mercado Central

Ponto de visita obrigatório de quem vem à Belo Horizonte, o Mercado Central Mineiro reúne uma série de atrativos capazes de lhe render boas horas só andando pelos seus corredores! O mercado é repleto de lojinhas especializadas em tudo o que o estado oferece de melhor: queijos, compotas de doces, embutidos, carnes, pimentas, bebidas, artesanato, vestuário, acessórios e mais uma série de produtos tipicamente mineiros! Aproveite para fazer umas comprinhas e não deixe de provar a tradicional porção de fígado com jiló!

  • Mercado Central
  • Endereço: Av. Augusto de Lima, 744, Belo Horizonte
  • Tel: (31) 3274-9434
  • mercadocentral.com.br
Passeios Turísticos em Belo Horizonte | Parque Municipal

O Parque Municipal Américo Renné Giannetti, mais conhecido apenas como Parque Municipal, é um dos pontos turísticos mais emblemáticos de Belo Horizonte. Localizado no coração da capital mineira, o parque conserva um amplo espaço verde, intocado pela urbanização e tido como um dos refúgios preferidos para quem precisa dar aquela “respirada” em meio ao centro. Por lá é possível encontrar espaço para descanso, trilhas para caminhadas, lago com barcos, um teatro e até uma área de brinquedos que faz a alegria da garotada!

  • Parque Municipal Américo Renné Giannetti
  • Endereço: Av. Afonso Pena, 1377, Belo Horizonte
  • Tel: (31) 3277-1428
  • www.belohorizonte.mg.gov.br
Passeios Turísticos em Belo Horizonte | Parque das Mangabeiras

Localizado aos pés da Serra do Curral, o Parque das Mangabeiras é uma das melhores áreas verdes para visitação em Belo Horizonte. São mais de 2,3 milhões de m² de uma área repleta de árvores, jardins projetados por Burle Marx, mirantes, nascentes e amplos espaços destinados ao lazer. Por lá há ainda um parque esportivo com pista de skate moderna, Praça das Águas e uma divertida tirolesa que liga o mirante ao ponto central do parque (a maior da capital, diga-se de passagem)!

  • Parque das Mangabeiras
  • Endereço: Av. José do Patrocínio Pontes, 580, Belo Horizonte
  • Tel: (31) 3277-8277
  • www.belohorizonte.mg.gov.br
Passeios Turísticos em Belo Horizonte | Mineirão

O Mineirão é palco de disputas acirradas entre os 3 times mais queridos da capital: Atlético, Cruzeiro e América! No entanto, o estádio também sedia eventos de grande porte na capital mineira, como shows e festivais. Localizado ao lado da charmosa Lagoa da Pampulha em uma região cercada por mansões, o Mineirão é um dos cartões postais mais emblemáticos de Belo Horizonte! Outra vantagem de conhecer o estádio é poder visitar o Museu Brasileiro do Futebol, conhecendo a fundi a história do esporte mais popular do Brasil!

  • Estádio Mineirão
  • Endereço: Av. Antônio Abrahão Caram, 1001, Belo Horizonte
  • Tel: (31) 3499-4300
  • estadiomineirao.com.br
Passeios Turísticos em Belo Horizonte | Inhotim

Localizado a apenas 60 km de Belo Horizonte, na cidade de Brumadinho, o Instituto Inhotim é a sede de um dos acervos de arte contemporânea mais importantes do Brasil! Considerado também como o maior centro de arte ao ar livre da América Latina, o instituto oferece ampla área verde, paisagens e obras que arte que cercam toda a sua área delimitada!

  • Instituto Inhotim
  • Endereço: R. B, 20, Brumadinho – MG
  • Tel: (31) 3571-9700
  • www.inhotim.org.br
Passeios Turísticos em Belo Horizonte | Complexo Cultural Praça da Liberdade

A Complexo Cultural da Praça da Liberdade é um suntuoso conjunto arquitetônico construído no final do século XIX, inicialmente para sediar os prédios dos poderes em Belo Horizonte. Rodeado de belos jardins e edifícios históricos, o completo abriga atualmente museus, centros culturais e a famosa Praça da Liberdade. Entre os destaques do complexo estão o Centro Cultural Banco do Brasil, Memorial Minas Gerais, Casa Fiat de Cultura, Museu Mineiro, Edifício Niemeyer e o Palácio da Liberdade.

Passeios Turísticos em Belo Horizonte | Lagoa da Pampulha

A Lagoa da Pampulha foi declarada recentemente pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade. Rodeada por um elegante conjunto arquitetônico, a lagoa é um dos símbolos mais emblemáticos de Belo Horizonte e por consequência, um dos pontos turísticos mais visitados da cidade! As principais atrações do complexos são: a Igreja de São Francisco, a Casa Kubischeck, Museu de Arte Moderna, Casa do Baile e o Iate Club. Pertinho dali é possível também conhecer o estádio do Mineirão, Ginásio Mineirinho, Parque Ecológico da Pampulha e o tradicional Parque Guanabara.

Passeios Turísticos em Belo Horizonte | Savassi

A Savassi é uma das regiões mais antigas e nobres da zona Sul de Belo Horizonte. Conhecida por abrigar alguns dos melhores bares, restaurantes pubs, shopping e lojas de marcas famosas, a região é também um importante centro cultural da cidade, reunindo diversas opções de lazer e entretenimento. Grandes festivais e eventos públicos também acontecem frequentemente na região, como é o caso do Savassi Jazz Festival e festivais regionais de gastronomia.

  • Savassi
  • Endereço: A região da Savassi é delimitada pelos seguintes bairros: Funcionários, São Pedro, Santo Antônio, Lourdes.
Passeios Turísticos em Belo Horizonte | Cidade Administrativa

A Cidade Administrativa é um grande projeto arquitetônico assinado pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer. Seu nome oficial é Cidade Administrativa Tancredo Neves e é considerada atualmente uma das maiores construções já feitas no Brasil! Digno de ser considerado um ponto turístico de Belo Horizonte, o complexo  foi projetado para ser a sede do governo estadual, mas por sua suntuosa estrutura arquitetônica é também um dos espaços mais visitados da capital belo-horizontina!

  • Cidade Administrativa
  • Endereço: Rodovia Américo Gianetti, Serra Verde – Belo Horizonte
  • Tel: (31) 3916 0790
  • www.belohorizonte.mg.gov.br
Passeios Turísticos em Belo Horizonte | Palácio das Artes

Localizado às margens do Parque Municipal de Belo Horizonte, o Palácio das Artes oferece programação diversificada, com mostras de arte, teatro, cinema, exposições artísticas e espetáculos musicais. A agenda cultural está em constante reformulação, por isso, estando em Belo Horizonte não deixe de conferir a programação do local.

  • Palácio das Artes
  • Endereço: Av. Afonso Pena, 1537, Belo Horizonte
  • Tel: (31) 3236-7400
  • fcs.mg.gov.br
10 coisas inusitadas para se fazer em Belo Horizonte
viajar-turismo-inteligente-guia-viagens-belo-horizonte-minas-gerais-10

Belo Horizonte é uma cidade cosmopolita, isso é inegável. No entanto, a capital mineira resguarda com primor uma vertente histórica encantadora! Para perceber isso, basta realizar alguns de seus passeios mais icônicos e tradicionais. Os programas que já fazem parte da vida de todo bom belo-horizontino, irão proporcionar uma autêntica experiência do que é estar na cidade!

Acompanhe o nosso Guia de Viagens de Belo Horizonte e conheça 10 coisas inusitadas para se fazer em Beagá!

Assistir um jogo de futebol no Independência ou Mineirão

Sendo fã de futebol ou não, assistir um jogo de futebol no independência ou no Mineirão é um programa e tanto para sentir a atmosfera de rivalidade entre os dois grandes times de Minas Gerais: Atlético e Cruzeiro! O Independência está localizado em um dos bairros mais tradicionais de Belo Horizonte, o Horto Florestal. Já o Mineirão fica praticamente em frente a bela Lagoa da Pampulha, recebendo grandes clássicos do futebol no país!

Passear na Feirinha do Mineirinho em uma quinta-feira

A feira do Mineirinho acontece toda quinta-feira no estacionamento do ginásio. Realizada há mais de 10 anos, a feira oferece excelentes oportunidades de encontrar roupas, artesanato e lembrancinhas em geral, além é claro das barraquinhas de comidas típicas da culinária local. Há também música ao vivo e a agitação é contagiante! A feirinha é destino certo de vários mineiros na quinta a noite, se tornando um programa imperdível para quem deseja sentir a atmosfera descontraída da cidade!

Bater perna pelo Centro de BH

O centro de Belo Horizonte é um celeiros de diversas oportunidades, seja de compra, entretenimento ou mesmo culturais. Urbano e ao mesmo tempo acolhedor, o centro de Beagá (para os mais íntimos) é um bom lugar para um passeio despretensioso e sem pressa. Caminhe pelas ruas, visite as lojas, feirinhas populares, prédios históricos e áreas verdes. Os bares e botecos espalhados pela cidade também são ótimas maneiras de curtir uma tarde! Aproveite para provar algumas delícias locais tendo uma boa cerveja gelada como companhia!

Visitar a Feira Hippie aos domingos

A Feira Hippie é um tradicional complexo de barracas que reúne semanalmente mais de 2 mil expositores aos domingos. Com mais de 46 anos de existência, a Feira Hippie virou ponto turístico emblemático de Belo Horizonte e acontece em plena Avenida Afonso Pena! Por lá é possível encontrar os mais variados tipos de produtos, desde artesanato, roupas e a delícias típicas da culinária local. Programa ideal para um domingo de manhã!

Participar da tradicional “Praia da Estação”

Evento tradicional que já acontece durante 8 anos em Belo Horizonte, o Praia da Estação é uma intervenção urbana que surgiu após um decreto de 2010, que proibia a realizações de eventos em espaços públicos da cidade. Com toda a sua organização feita através de redes sociais, o praia é um evento sazonal que acontece principalmente nos períodos de verão, com direito a chuveirada coletiva, música e muita gente divertida!

Conhecer o Conjunto Arquitetônico da Pampulha

O Conjunto Arquitetônico da Pampulha é um dos pontos turísticos mais visitados por quem chega à Belo Horizonte! Formado pela Igreja de São Francisco de Assis, Iate Tênis Clube, Casa do Baile e o Museu de Arte da Pampulha, o conjunto da Pampulha deu voz aos estilo arquitetônico propagado por Oscar Niemeyer e Juscelino Kubitschek. Envolvendo arte, arquitetura e belas paisagens, o local é extremamente agradável para um passeio durante o dia.

Comer uma autêntica comidinha mineira

Comer bem em Minas Gerais não é só uma obrigação, como também uma consequência! Existem inúmeros restaurantes espalhados pelo centro de Belo Horizonte, bairros e feirinhas abertas, fazendo a alegria dos turistas que desejam provar os quitutes típicos da região! Pão de queijo, tutu à mineira, feijão tropeiro, frango com quiabo e angu e a deliciosa ambrosia, fazem parte do cardápio dos belo-horizontinos. Vá preparado para aumentar alguns números na balança, pois resistir a essas delícias é impossível!

Visitar o Mercado Central

O Mercado Central Mineiro reúne em um só lugar um amplo leque de opções de compra em Belo Horizonte. Por lá é possível encontrar objetos de artesanato, frios e embutidos de produção artesanal, roupas, objetos de decoração, doces típicos, raízes, ervas, temperos e até animais! Alguns dos bares e restaurantes mais tradicionais da cidade também se concentram no mercado, sendo uma excelente oportunidade para um happy hour!

Visitar o Topo do Mundo

O Topo do Mundo está localizado a 1500 metros de altitude, edificado bem no topo da Serra da Moeda! O restaurante possui estrutura toda em vidro e madeira, além de uma varanda com vista de tirar o fôlego! Sua posição estratégica faz com que seja possível apreciar um belíssimo pôr do sol enquanto degusta alguma das delícias da casa, que por sinal, não são poucas!

“Butecar”

Butecar é uma arte que todo bom mineiro conhece muito bem! Só em Belo Horizonte são mais de 14 mil estabelecimentos, oferecendo a incrível média de 1 bar para casa 170 moradores. Embalados pelo lema “se Minas não tem mar, vamos para um bar”, milhares de belo horizontinos e turistas se deliciam com a ampla variedade de cervejas e petiscos. Uma tradição atemporal e que suscita o bom e velho jeitinho de curtir a vida dos mineiros!

10 dicas de lugares para se divertir em Belo Horizonte
viajar-turismo-inteligente-guia-viagens-belo-horizonte-minas-gerais-11

Belo Horizonte é uma cidade rica em opções de entretenimento. Para os mais culturais: museus, teatros e centros culturais. Já para os mais cosmopolitas, os parques, cinemas e casas de shows ganham a frente na hora da diversão. Para os que amam todas essas vertentes, Belo Horizonte oferece um leque amplo, preenchendo os 7 dias da semana em grande estilo!

Acompanhe o nosso Guia de Viagens de Belo Horizonte e conheça 10 dicas de lugares para se divertir na cidade!

Lugares para se divertir em Belo Horizonte | Sesc Palladium

O Centro Cultural SESC Palladium, conhecido antigamente como Cine Palladium, reabriu suas portas em 2011 em Belo Horizonte. Atualmente reformado e estruturado para receber espetáculos nacionais e internacionais, o teatro tem capacidade para receber mais de 1.300 pessoas, oferecendo uma agenda cheia e sempre diversificada!

  • Sesc Palladium
  • Endereço: Rua Tupinambas, 956 , Centro – Belo Horizonte.
  • Telefone: (31) 3270-8100
  • www.sescmg.com.br
Lugares para se divertir em Belo Horizonte | Parque Municipal Américo Renné Giannetti

O Parque Municipal Américo Renné Giannetti é um dos pontos turísticos mais emblemáticos de Belo Horizonte! Localizado bem em meio ao centro frenético da cidade, o parque oferece uma atmosfera bucólica, se tornando um refúgio ideal para quem deseja descansar, fazer um piquenique ou mesmo dar uma pausa da correria urbana. Por lá é possível desfrutar de ampla área verde, lagos, um teatro e um parque de diversões interno.

  • Parque Municipal Américo Renné Giannetti
  • Endereço: Av. Afonso Pena, 1377, Belo Horizonte
  • Telefone: (31) 3277-1428
  • www.belohorizonte.mg.gov.br
Lugares para se divertir em Belo Horizonte | Cine Belas Artes

O Cine Belas Artes é uma das grandes referências em audiovisual de Belo Horizonte. Localizado próximo a Praça da Liberdade, o belíssimo local conta com 3 salas de cinema e um charmoso café. Com programação cultural repleta de filmes de estão fora do circuito comercial, o cine faz sucesso entre a galera mais hipster da capital mineira.

  • Cine Belas Artes
  • Endereço: Rua Gonçalves Dias, 1.581, Lourdes – Belo Horizonte
  • Telefone: (31) 3252-7232
  • www.belasartescine.com.br
Lugares para se divertir em Belo Horizonte | Parque Guanabara

O Parque Guanabara possui localização privilegiada às margens da Lagoa da Pampulha. Resgatando o tradicional formato dos parques de antigamente, o local oferece um bom leque de atrações moderadas, radicais e infantis. Ideal para tardes animadas de domingo em fampilia!

  • Parque Guanabara
  • Endereço: Avenida Otacílio Negrão de Lima, 3333, Pampulha – Belo Horizonte
  • Telefone: (31) 3439-7300
  • www.parqueguanabara.com.br
Lugares para se divertir em Belo Horizonte | Cine Theatro Brasil Vallourec

O Cine Theatro Brasil Vallourec foi o primeiro prédio de Belo Horizonte sob a influência do estilo Art Déco, um marco na arquitetura provincial da cidade até então. Construído para abrigar diversas formas de arte, como teatro, cinema, ópera e música, o prédio foi totalmente revitalizado pela Fundação Sidertube e em 2013 reabriu suas portas para o público com uma exposição de Cândido Portinari. A programação é extensa e a visita a um dos prédios históricos mais charmosos de BH vale muito a pena!

  • Cine Theatro Brasil Vallourec
  • Endereço: Praça Sete, rua dos Carijós, 258, Centro – Belo Horizonte
  • Telefone: (31) 3201-5211
  • cinetheatrobrasil.com.br
Lugares para se divertir em Belo Horizonte | Cinema Shopping Cidade

O Shopping Cidade é o principal centro de compras de grande porte da região central de Belo Horizonte. Oferecendo lojas de grandes marcas e amplas praças de alimentação, o shopping oferece ainda um complexo de salas de cinema da Cineart, com programação extensa e preços bem atrativos durante a semana.

  • Shopping Cidade
  • Endereço: Rua dos Tupis, 337, Centro – Belo Horizonte
  • Telefone: (31) 3279-1200
  • www.shoppingcidade.com.br
Lugares para se divertir em Belo Horizonte | Jângal

Conhecido como uma das referências da noite de Belo Horizonte, o Jângal é um pub animado que tem como destaque uma noite dedicada aos divertidos karaokês. A famosa noite do “Jangokê” acontece todas as terças-feiras, com direito a entrada gratuita e um brinde grátis para quem subir pela 1º vez ao palco. O pub oferece ainda uma boa carta de cervejas artesanais, hambúrgueres e petiscos variados.

  • Bar Jângal
  • Endereço: Rua Outono, 523, Cruzeiro – Belo Horizonte
  • Telefone: (31) 3653-8947
  • jangalbh.com
Lugares para se divertir em Belo Horizonte | Matriz Casa Cultural

O Matriz Casa Cultural é uma das casas de shows mais antigas e tradicionais de Belo Horizonte. Com ares alternativos e espaço para receber boa parte da cena underground de BH, a casa fica localizada no Terminal Turístico JK. A programação é variada, oferecendo festivais de música, mostras de cinema, exposições e diversas outras manifestações culturais.

  • Matriz Casa Cultural
  • Endereço: Rua Guajajaras, 1353, Santo Agostinho – Belo Horizonte
  • Telefone: (31) 3212-6122
  • www.matrizbh.com.br
Lugares para se divertir em Belo Horizonte | Parque Ecológico da Pampulha

Implantado na Ilha da Ressaca, em uma das maiores áreas da Pampulha, o Parque Ecológico Promotor Francisco Lins do Rego oferece uma belíssima área verde aberta. Ideal para piqueniques, caminhadas e passeios bucólicos, o parque conta ainda com um Memorial da Imigração Japonesa.

  • Parque Ecológico da Pampulha
  • Endereço: Avenida Otacílio Negrão de Lima, 6061, Pampulha – Belo Horizonte
  • Telefone: (31) 3277-7439
  • portalpbh.pbh.gov.br
Lugares para se divertir em Belo Horizonte | Centro Cultural Banco do Brasil

Conhecido como um dos maiores centros dedicados à arte na cidade, o Centro Cultural Banco do Brasil oferece programação ampla e repleta de surpresas para seus visitantes! Grandes nomes da arte e mostras incríveis se apresentam por lá, além de shows de música e teatro a preços bem populares.

  • Centro Cultural Banco do Brasil
  • Endereço: Pç. da Liberdade, 450, Belo Horizonte
  • Telefone: (31) 3431-9400
  • culturabancodobrasil.com.br

Onde fazer compras em Belo Horizonte?

viajar-turismo-inteligente-guia-viagens-belo-horizonte-minas-gerais-12

Para quem não deixa de levar uma lembrancinha de onde passa, Belo Horizonte oferece uma ampla variedade de lojas, feiras e opções de artesanato local a preços bem variados. Nos shoppings centers a gama de lojas e marcas internacionalmente conhecidas também é grande, como não poderia deixar em se tratando de uma grande capital do sudeste.

Para quem prefere uma vertente mais cultural, Belo Horizonte é riquíssima em feirinhas locais e espaços exclusivos onde o artesanato mineiro é o grande foco! A gastronomia também se faz presente, oferecendo quitutes regionais, doces, compotas e bebidas, como a tradicional cachaça.

10 lugares para fazer compras em Belo Horizonte

Para te ajudar nesta deliciosa tarefa de fazer compras na capital mineira, nós da Viajar Turismo – Agência de Viagens em Belo Horizonte selecionamos alguns dos 10 melhores lugares para se fazer compras na cidade. Confira e inspire-se!

Lugares para fazer compra em Belo Horizonte | BH Shopping

O BH Shopping é o maior shopping center de Belo Horizonte, além de ter sido também o primeiro shopping construído no estado de Minas Gerais. Por lá é possível desfrutar de um ambiente climatizado, 4 pisos com os mais variados tipos de lojas, cinema e praças de alimentação sofisticadas. Para quem pretende ir às compras, o shopping oferece uma ampla opção de marcas nacionais e internacionais.

  • BH Shopping
  • Endereço: BR-356, 3049 – Belvedere, Belo Horizonte
  • Telefone: (31) 3228-4213
  • www.bhshopping.com.br
Lugares para fazer compra em Belo Horizonte | Shopping Diamond Mall

O Diamond Mall é um dos centros de compras mais sofisticados de Belo Horizonte. Localizado em uma das áreas mais nobres da cidade, o shopping conta com mais de 200 lojas e uma enorme seleção de marcas nacionais e internacionais. Aficionados por grandes marcas irão amar andar pelos corredores luxuosos do Diamond!

  • Diamond Mall
  • Endereço: Avenida Olegário Maciel, 1600, Lourdes – Belo Horizonte
  • Telefone: (31) 3330-8600
  • www.diamondmall.com.br
Lugares para fazer compra em Belo Horizonte | Feira Hippie

Considerada a maior feira da América Latina, a Feira Hippie de Belo Horizonte é destino certo de vários belo-horizontinos nas manhãs de domingo! Ponto de encontro emblemático de turistas e habitantes locais, a feira oferece uma enorme gama de oportunidades de compras. De artesanato à acessórios e peças de vestuário, a Feira Hippie é também um dos pólos gastronômicos das delícias da culinária mineira, com várias barraquinhas de comidas e bebidas.

  • Feira Hippie
  • Endereço: Av. Afonso Pena, 1387 – Centro, Belo Horizonte
  • Telefone: (31) 3327-9983
  • www.feirahippie.com
Lugares para fazer compra em Belo Horizonte | Mercado Central

O Mercado Central é um dos pontos turísticos mais emblemáticos de Belo Horizonte, além de ser também um dos melhores lugares para se fazer compras na cidade. Isso porque o mercado possui uma ampla variedade de produtos artesanais, raízes, temperos, bebidas e insumos dificilmente encontrados em outros lugares! Aproveite a visita para comprar lembrancinhas e provar deliciosos quitutes típicos de Minas.

  • Mercado Central
  • Endereço: Av. Augusto de Lima, 744, Centro – Belo Horizonte
  • Telefone: (31) 3277.4691
  • mercadocentral.com.br
Lugares para fazer compra em Belo Horizonte | Pátio Savassi

O Pátio Savassi está localizado em uma das regiões mais nobres de Belo Horizonte e oferece ambiente sofisticado, vibrante e com diversas opções de compra. Por lá há boa oferta de marcas nacionais e internacionais, restaurantes, redes de fast food, supermercado e salas de cinema da Cinemark.

  • Pátio Savassi
  • Endereço: Av. do Contorno, 6061, São Pedro – Belo Horizonte
  • Telefone: (31) 3263-8521
  • www.patiosavassi.com
Lugares para fazer compra em Belo Horizonte | BH Outlet

O BH Outlet trouxe a Belo Horizonte um conceito de outlet que já é amplamente difundido em outros países. Reunindo mais de 30 lojas de marcas consagradas, além de peças vindas diretamente de fabricantes, o outlet oferece descontos realmente consideráveis, sendo uma excelente oportunidade de ir às compras sem gastar muito! O local oferece também estacionamento gratuito e espaço gourmet.

  • BH Outlet
  • Endereço: Rodovia BR 356, nº 7515, Belvedere – Belo Horizonte
  • Telefone: (31) 3288 1818
  • bhoutlet.com.br
Lugares para fazer compra em Belo Horizonte | Shopping Popular Oiapoque

O Oiapoque, muito conhecido pelos mineiros como “shopping do povo”, é um dos centros de compras populares mais famosos de Belo Horizonte. Por lá é possível encontrar todo o tipo de produto a preços bem acessíveis, no entanto, é necessário ficar atento quanto a qualidade do mesmo.

  • Shopping Popular Oiapoque
  • Endereço: Av. Oiapoque, 156 – Centro, Belo Horizonte
  • Telefone: (31) 3478-0125
  • www.shoppingoi.com.br
Lugares para fazer compra em Belo Horizonte | Feira Shop do Centro de BH

A Feira Shop é um grande sucesso no quesito compras em Belo Horizonte. Espalhadas por toda a capital mineira, as feiras apresentam grande variedade de produtos a preços bem competitivos. O baixo custo e a grande variedade de peças de vestuário é o segredo para o sucesso da rede de franquias.

  • Feira Shop
  • Endereço: vários locais de Belo Horizonte
  • Telefone: (31) 3272-5008
  • feirashop.com.br
Lugares para fazer compra em Belo Horizonte | Barro Preto

O Barro Preto é um dos grandes pólos de compras em Belo Horizonte, atraindo compradores de todas as partes do país. Por lá é possível encontrar uma vasta gama de produtos, desde calçados e vestuário à acessórios e moda fitness. São mais de 800 lojas na região, mescladas entre galerias e shoppings. Excelente local para quem procura variedade e preços competitivos!

  • Barro Preto
  • Endereço: Barro Preto – Belo Horizonte

Onde comer em Belo Horizonte?

viajar-turismo-inteligente-guia-viagens-belo-horizonte-minas-gerais-13

A culinária é uma das vertentes mais famosas do turismo em Minas Gerais, e na capital mineira isso não poderia ser diferente! Repleta  de temperos e receitas únicas, Belo Horizonte é um celeiro fértil de bons restaurantes, bares e feirinhas gastronômicas. A oferta é ampla, oferecendo bons estabelecimentos de comida típica, nacional e internacional. Continue acompanhando nosso Guia de Viagens de Belo Horizonte e conheça alguns dos melhores lugares para comer na cidade!

10 lugares para comer em Belo Horizonte

No quesito comer bem, Belo Horizonte dá um show de variedade e oferece inúmeros restaurantes espalhados pela capital! E para te ajudar a escolher boas opções gastronômicas, a Viajar Turismo – Agência de Viagens em Belo Horizonte, elegeu para você alguns dos bares e restaurantes mais emblemáticos da cidade. Confira!

Lugares para comer em Belo Horizonte | Xapuri

O Restaurante Xapuri oferece clima de fazenda e cardápio completamente inspirado nas delícias de Minas Gerais. O ambiente é rústico, com mesas de madeira, fogão de lenha e porções de comida generosas! Alguns dos pratos mais tradicionais do restaurante são a Carne de Panela, Mexidão Metido a Besta e o Frango ao Molho Pardo. Ah, e não deixe de conferir o buffet de sobremesas, repleto de delícias como doce de leite, ambrosia, figos e muito mais!

Lugares para comer em Belo Horizonte | A Pão de Queijaria

A Pão de Queijaria é um dos estabelecimentos mais queridos de Belo Horizonte! Inovando na forma de preparo do pão de queijo, um dos quitutes mais tradicionais de Minas Gerais, o local oferece ambiente descolado e cardápio criativo e saboroso. Os pães de queijo também são usados no preparo de sanduíches e de sobremesas, como o famoso pão de queijo com doce de leite de Viçosa.

Lugares para comer em Belo Horizonte | Rei do Pastel

Famosa e tradicional lanchonete de Belo Horizonte, o Rei do Pastel está localizado em dois pontos estratégicos em Belo Horizonte: no coração da Savassi. Por lá é possível desfrutar de uma ampla variedade de sabores de pastéis, além do tradicional caldo de cana, cerveja e refrigerante.

  • Rei do Pastel
  • EndereçoAvenida do Contorno, 5680, Savassi – Belo Horizonte
  • Telefone: (31) 3221-8678
  • www.reidopastelbh.com.br
Lugares para comer em Belo Horizonte | Porcão BH

O Porcão é uma das churrascarias mais tradicionais de Belo Horizonte. Localizada no alto da Avenida Raja Gabaglia, o local apresenta programação variada com happy hour, decoração rústica e adega de vinho onde são realizadas degustações.

  • Churrascaria Porcão
  • Endereço: Avenida Raja Gabaglia 2671, São Bento – Belo Horizonte
  • Telefone: (31) 3293-8787
  • porcaobh.com.br
Lugares para comer em Belo Horizonte | Paladino

O Paladino está situado em uma das melhores regiões de Belo Horizonte, pertinho da bela Lagoa da Pampulha. Sua área verde de mais de 30 mil m² oferece estrutura típica de fazendinha, com mobiliário rústico e natureza bem vibrante ao redor. O restaurante é uma das melhores opções para gosta de diversidade gastronômica, servindo saladas, massas, carnes, feijoada e receitas tipicamente mineiras!

  • Paladino
  • Endereço: Avenida Gildo Macedo Lacerda, 300, Braúnas – Belo Horizonte
  • Telefone: (31) 3447-6604
  • restaurantepaladino.com.br
Lugares para comer em Belo Horizonte | Outback

O Outback é um dos restaurantes com temática Steakhouse preferidos pelos belo-horizontinos. De decoração inspirada em elementos australianos, o restaurante oferece ainda um cardápio premiado, tendo as carnes e a costela suína como seus carros chefes. O atendimento personalizado é outro diferencial bem interessante, tornando a permanência no local em algo ainda mais agradável!

  • Outback Steakhouse
  • Endereço: Pátio Savassi, Shopping Boulevard e BH Shopping
  • Telefone: (31) 3288-3763
  • www.outback.com.br
Lugares para comer em Belo Horizonte | Chalé Mineiro

Lugar ideal para quem procura uma boa comida mineira, com ampla variedade de quitutes e sobremesas, o  Chalé Mineiro é um restaurante com 4 unidades espalhadas por Belo Horizonte. São mais de 100 opções no extenso cardápio do buffet em formato self-service.

  • Chalé Mineiro
  • Endereço: Prado, Savassi, Barroca e Barro Preto
  • Telefone: (31) 3225-5282
Lugares para comer em Belo Horizonte | Bistrô Villa Rica

De ambiente charmoso e sofisticado, o Bistrô Villa Rica oferece cardápio multicultural, sendo a culinária francesa e a italiana as mais pedidas da casa. Localizado na célebre avenida Fleming, na região da Pampulha, o bistrô oferece ainda uma extensa carta de vinhos que harmonizam com os pratos.

  • Bistrô Villa Rica
  • Endereço: Avenida Fleming, 900, Bairro Ouro Preto – Belo Horizonte
  • Telefone: (31) 3646-9946
  • grupovilarica.com
Lugares para comer em Belo Horizonte | Las Chicas Vegan

O Las Chicas Vegan, como o próprio nome deixa a entender, é um restaurante vegano e totalmente inovador. Localizado no edifício Maleta, um dos mais tradicionais da noite belo-horizontina, o restaurante oferece cardápio variado com sanduíches, pizzas, drinks e cervejas artesanais. O ambiente é descolado, oferecendo bicicletários e decoração inspirada em mulheres que marcaram a história.

Lugares para comer em Belo Horizonte | Xico da Carne

O Xico da Carne é outro ambiente conhecido por quem ama um churrasco em Belo Horizonte. Presente em 2 endereços na capital mineira, o restaurante trás boa variedade de carnes, porções, cervejas e drinks.

Pontos turísticos de Belo Horizonte

viajar-turismo-inteligente-guia-viagens-belo-horizonte-minas-gerais-14

Multicultural e urbana, mas repleta de cantinhos charmosos e áreas verdes, Belo Horizonte oferece uma ampla gama de pontos turísticos que agradam a todos os perfis! Continue acompanhando nosso Guia de Viagens de Belo Horizonte e conheça alguns dos melhores pontos a serem visitados na cidade!

10 pontos turísticos em Belo Horizonte

Selecionamos alguns dos melhores pontos turísticos de Belo Horizonte para te ajudar na organização de seus passeios. Economize tempo e conheça os 10 roteiros mais emblemáticos da capital mineira!

Pontos Turísticos de Belo Horizonte | Avenida Afonso Pena

A Avenida Afonso Pena é uma das principais avenidas de Belo Horizonte, com uma extensão que percorre pelos bairros Funcionários, Serra e Mangabeiras. A avenida percorre também alguns dos principais pontos turísticos da cidade, como o Obelisco da Praça Sete e a Praça da Bandeira. Percorrer a Afonso Pena é também garantia certa de encontrar boas lojas, restaurantes e igrejas tradicionais de BH.

  • Avenida Afonso Pena
  • Endereço: da Praça Rio Branco, no Centro da cidade até a Praça da Bandeira, no Mangabeiras.
Pontos Turísticos de Belo Horizonte | Obelisco da Praça Sete

Conhecido popularmente como o “Pirulito da Praça Sete”, o obelisco localizado no marco zero do Centro de Belo Horizonte é um dos monumentos mais famosos da cidade. Construído em ato de comemoração ao centenário da Independência do Brasil, em 7 de setembro de 1924, o obelisco é uma marca registrada de BH e que não pode faltar em nenhum roteiro pela capital!

  • Obelisco da Praça Sete
  • Endereço: Marco Zero, Praça Sete de Setembro – Belo Horizonte
Pontos Turísticos de Belo Horizonte | Igreja de São Francisco de Assis

A Igreja de São Francisco de Assis é o ponto turísticos mais simbólicos de Belo Horizonte! Conhecida por constar em diversos cartões-postais, a igreja fica localizada as margens da Lagoa da Pampulha, integrando parte do Conjunto Arquitetônico da Pampulha. Tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade, a Igrejinha da Pampulha, como é conhecida, é parte de um projeto traçado por Niemeyer, Burle Marx, Portinari e Alfredo Ceschiatti. Estando por lá não deixe de tirar muitas fotos, afinal o visual é deslumbrante!

  • Igreja de São Francisco de Assis
  • Endereço: Av. Otacílio Negrão de Lima, 3000 – Belo Horizonte
  • Telefone: (31) 3427-1644
  • catalogo.arquidiocesebh.org.br
Pontos Turísticos de Belo Horizonte | Memorial Minas Gerais Vale

O Memorial Minas Gerais é considerado um dos melhores espaços dedicados à arte, cultura e história em Belo Horizonte. De maneira interativa e divertida, o museu conta a história do estado de maneira pouco convencional, utilizando-se de meios tecnológicos e espaços surpreendentes. Vale lembrar que o memorial faz parte do Circuito Cultural Liberdade e possui entrada totalmente gratuita!

  • Memorial Minas Gerais Vale
  • Endereço: Pç. da Liberdade – Belo Horizonte
  • Telefone: (31) 3343-7317
  • memorialvale.com.br
Pontos Turísticos de Belo Horizonte | Museu das Minas e do Metal

O Museu das Minas e do Metal apresenta um belíssimo espaço que encanta já a partir de sua sofisticada arquitetura. O museu também faz parte do Circuito Cultural da Liberdade e oferece entrada gratuita para os visitantes. Por lá é possível ter acesso a detalhes sobre minérios extraídos no estado, além de observar pedras raras em exposição.

  • Museu das Minas e do Metal
  • Endereço: Pça da Liberdade – Belo Horizonte
  • Telefone: (31) 3516-7200
  • mmgerdau.org.br
Pontos Turísticos de Belo Horizonte | Museu Histórico Abílio Barreto

O Museu Histórico Abílio Barreto é a única construção remanescente do período Curral del Rei. Exibindo um belo e conservado casarão secular construído em madeira, o museu preserva ainda uma moderna sede com belos jardins que preservam a história de Belo Horizonte. No local estão expostas partes antigas de um antigo bonde elétrico, além de uma locomotiva a vapor.

  • Museu Histórico Abílio Barreto
  • Endereço: Av. Prudente de Morais, 202 – Belo Horizonte
  • Telefone: (31) 3342-1268
  • portalpbh.pbh.gov.br
Pontos Turísticos de Belo Horizonte | Casa Kubitschek – JK

A Casa Kubitschek está situada à orla da Lagoa da Pampulha e também faz parte do conjunto arquitetônico tombado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. A casa projetada por Oscar Niemeyer em 1943, atualmente guarda memórias do político, mobiliário original restaurado e relíquias incríveis que te farão sentir nos anos 50!

  • Casa Kubitschek
  • Endereço: Av Otacílio Negrão de Lima 4188 – Belo Horizonte
  • Telefone: (31) 3277-1586
  • www.belohorizonte.mg.gov.br
Pontos Turísticos de Belo Horizonte | Praça da Liberdade

A Praça da Liberdade foi construída no final do século XIX, com o intuito de sediar os prédios dos poderes mineiros. Atualmente, a praça se tornou um grande complexo cultural, com diversos museus, salas de exposições e conjuntos arquitetônicos suntuosos!

  • Praça da Liberdade
  • Endereço: Pç. da Liberdade – Belo Horizonte
Pontos Turísticos de Belo Horizonte | Praça Sete

A Praça Sete de Setembro é um dos pontos mais emblemáticos da capital belo-horizontina! Localizada no coração da cidade, a praça possui como símbolo o monumento conhecido como “Pirulito”, inaugurado em 7 de setembro de 1924.

  • Praça Sete
  • Endereço: Praça Sete de Setembro, Centro – Belo Horizonte
Pontos Turísticos de Belo Horizonte | Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado

Conhecido apenas como Lagoa do Nado, este parque fica localizado na região norte de Belo Horizonte, entre os bairros Planalto e Itapuã. Possui aproximadamente 311 mil metros quadrados, além de uma vegetação riquíssima, área de recreação infantil e uma lagoa formada pelo represamento de três nascentes. O parque é um opção deliciosa para passeios e piqueniques diários.

  • Lagoa do Nado
  • EndereçoRua Desembargador Lincoln Prates, 240, Itapuã – Belo Horizonte
  • Telefone: (31) 3277-7321
  • www.belohorizonte.mg.gov.br

Vida notura de Belo Horizonte

viajar-turismo-inteligente-guia-viagens-belo-horizonte-minas-gerais-15

Agitada, vibrante e repleta de boas opções para quem curte um agito depois que o sol se põe, Belo Horizonte é destaque na categoria vida noturna. Com mais de 14 mil bares e botecos, a capital mineira também se sobressai no quesito pubs, restaurantes e eventos sazonais. Continue acompanhando o nosso Guia de Viagens de Belo Horizonte e conheça excelentes locais para curtir a vida noturna na cidade!

10 lugares para sair à noite em Belo Horizonte

A Viajar Turismo – Agência de Viagens em Belo Horizonte, selecionou para você alguns dos melhores estabelecimentos e baladas para quem gosta de se jogar na noite. Confira onde sair à noite na capital mineira:

Lugares para sair à noite em Belo Horizonte |Clube Chalezinho

O Clube Chalezinho é uma das baladas mais famosas de Belo Horizonte. O local é point de gente bonita há vários anos, sendo referência quando o assunto é sertanejo! Localizado na região do Buritis, o Chalezinho oferece ainda um mix de boate e lounge, com ambiente aconchegante e sofisticado.

  • Clube Chalezinho
  • Endereço: Av. Mário Werneck, 530, Buritis – Belo Horizonte
  • Telefone: (31) 3286-3155
  • www.clubechalezinho.com.br
Lugares para sair à noite em Belo Horizonte | Edifício Maleta

O Edifício Maleta atraí um público jovem e alternativo, tornando-se referência na noite belo-horizontina no quesito diversidade cultural. Por lá é possível encontrar bares e restaurantes de diversos estilos, muitos possuindo o privilégio da varanda com vista para a rua da Bahia.

  • Edifício Maleta
  • Endereço: R. da Bahia, 1148, Centro – Belo Horizonte
Lugares para sair à noite em Belo Horizonte | A Obra Bar Dançante

Localizado no subsolo de um prédio na região da Savassi, o famoso pub conhecido como “A Obra” é um dos locais mais conhecidos pelo público alternativo de Belo Horizonte. Com visual bem underground e estilo eclético, o pub abre suas noites para diversas bandas de estilo independente.

  • A Obra Bar Dançante
  • Endereço: Rua Rio Grande do Norte, 1165, Savassi – Belo Horizonte
  • Telefone: (31) 3215-8077
  • obra.com.br
Lugares para sair à noite em Belo Horizonte | Jack Rock Bar

Referência do estilo em Belo Horizonte, o Jack Rock Bar atua no cenário rock da capital mineira desde 2003. Considerado pela revista Veja como a melhor opção de música ao vivo da cidade, o pub oferece shows de quarta a segunda, com o melhor do rock nacional e internacional. A casa possui ainda boa carta de bebidas, sushi lounge e petiscos.

  • Jack Rock Bar
  • Endereço: Avenida do Contorno, 5623, Funcionários – Belo Horizonte
  • Telefone: (31) 32270-4510
  • www.circuitodorock.com.br
Lugares para sair à noite em Belo Horizonte | Butecário Bar

Localizado em um charmoso balcão no bairro Santa Amélia, o Butecário Bar oferece ambiente agradável, com decoração repleta de quadros e moveis antigos. Há opções saborosas no cardápio e boas opções de cervejas, já a agitação fica por conta do samba de raiz e lounge music.

  • Butecário Bar
  • Endereço: Av. Guarapari, 91, Santa Amélia – Belo Horizonte.
  • Telefone: (31) 99779-6768
Lugares para sair à noite em Belo Horizonte | Amsterdam Pub

O Amsterdam Pub possui ambiente moderno e decoração completamente inspirada na cidade de Amsterdam. O pub oferece dois ambientes com camarotes exclusivos, além de sinuca e fumódromo. O ambiente conta com palco dedicado a atrações de rock e discotecagem de Djs convidados.

  • Amsterdam Pub
  • Endereço: Rua Major Lopes, 719, São Pedro – Belo Horizonte
  • Telefone: (31) 3262-0688
  • www.amsterdampub.com.br
Lugares para sair à noite em Belo Horizonte | Choperia Almanaque

A Choperia Almanaque é um dos pontos de encontro mais famosos por apreciadores da bebida em Belo Horizonte. A decoração do local já chama a atenção de cara, oferecendo um clima vintage com almanaques e revistas em quadrinhos disponíveis para os clientes. O chope é servido em diferentes versões, e no cardápio há opções de sanduíches, massas e porções.

Lugares para sair à noite em Belo Horizonte | Paco Pigalle

O Paco Pigalle é conhecido da noite belo-horizontina por apresentar uma das melhores baladas latinas da capital! Salsa, Merengue e outros ritmos agitam as noites de sexta e sábado, oferecendo um ambiente descontraído e intimista. No cardápio há várias alternativas de cervejas, drinques especiais e destilados.

  • Paco Pigale
  • Endereço: Av. do Contorno, 2314, Floresta – Belo Horizonte
  • Telefone: (31) 2510-5613
Lugares para sair à noite em Belo Horizonte | Bolão Santa Tereza

O Bolão Santa Tereza é um dos mais redutos boêmios mais famosos de Belo Horizonte! Localizado no tradicional bairro de Santa Tereza, o bar é point certo das madrugadas na capital mineira, oferecendo comidas simples e deliciosas. A casa existe desde 1961, servindo pratos famosos como o Rochedão e o espaguete que contribuiu para a fama do bar.

  • Bolão Santa Tereza
  • Endereço: Rua Adamina, 104, Santa Tereza – Belo Horizonte
  • Telefone: (31) 3463-0719

Transportes e deslocamento em Belo Horizonte

viajar-turismo-inteligente-guia-viagens-belo-horizonte-minas-gerais-16

Belo Horizonte possui uma grande concentração de atrativos turísticos em sua área central e bairros próximos. Isso pode facilitar muito o deslocamento pela cidade, tendo em vista o trânsito intenso pelas ruas da capital. Para deslocamentos maiores, há várias opções de linhas de ônibus, táxi lotação, táxis comuns e uma gama ampla de aplicativos de locomoção, como o Uber, 99 Pop e o Cabify.

O metrô não possui alcance tão extenso, atendendo apenas uma parte dos bairros da cidade. No entanto, para as regiões atendidas ele costuma ser uma das opções mais rápidas e econômicas de locomoção. Continue acompanhando o nosso Guia de Viagens de Belo Horizonte e descubra os melhores métodos de transporte pela capital mineira.

Principais Meios de Transporte de Belo Horizonte

A Viajar Turismo – Agência de Viagens em Belo Horizonte selecionou algumas dicas valiosas sobre os principais meios de transporte de BH. Confira!

Meios de Transporte de Belo Horizonte | Metrô

O metrô de Belo Horizonte atende atualmente 28,1 quilômetros da capital mineira, ligando a estação Vilarinho (Zona Norte) a Estação Eldorado (Grande BH). A extensão limitada dos trilhos faz com que o meio de transporte não seja a primeira opção de vários turistas. No entanto, para que precisa se locomover entre essas regiões, essa pode ser a opção mais rápida e econômica de transporte.

O metrô de Belo Horizonte atende ainda 2 grandes shoppings da capital: Minas Shopping, na região do Cidade Nova e o Shopping Estação em Venda Nova. O bilhete custa R$ 1,80 e pode ser adquirido em qualquer estação, fazendo integração com todos os ônibus da capital.

Meios de Transporte de Belo Horizonte | Ônibus

Os ônibus da capital podem ser uma boa opção para deslocamentos pequenos. Uma boa dica é usar os ônibus da linha BRT MOVE, que transitam em faixa exclusiva evitando o trânsito intenso da capital em horários de pico. A linha 512 – circular Pampulha, por exemplo, faz uma rota que atende a vários pontos turísticos da região, como: Museu de Arte, Casa do Baile, arredores do Mineirão, Mineirinho, Igreja da Pampulha, Zoológico, dentre outros.

Os cartões BHBUS podem ser adquiridos em qualquer estação do MOVE de BH pelo valor de R$ 2,00. Vale lembrar que os cartões são recarregáveis e fazem integração com linhas alimentadoras e o metrô.

Meios de Transporte de Belo Horizonte | Táxis

O táxi é uma excelente opção para quem deseja se deslocar com conforto e maior rapidez. Há vários pontos de táxis espalhados por Belo Horizonte, além de aplicativos exclusivos como o 99 Táxi. Os valores são deduzidos por quilômetro rodado: bandeira 1 é de R$ 2,94; bandeira 2 é de R$ 3,53 e a bandeirada inicial é de R$ 4,70 (valores atualizados em ago/2016).

Meios de Transporte de Belo Horizonte | Aplicativos

Os aplicativos de transporte particular são amplamente utilizados como meio de locomoção em Belo Horizonte. Uber, Cabify e 99 Pop oferecem preços bem atrativos e facilidade de manuseio dos aplicativos no celular. Com valores bem acessíveis, especialmente para grupos com mais de duas pessoas, os aplicativos costumam ser bem úteis durante a madrugada para quem está saindo de uma balada.

Dicas sobre Belo Horizonte

viajar-turismo-inteligente-guia-viagens-belo-horizonte-minas-gerais-17

Confira as dicas do nosso Guia de Viagens de Belo Horizonte. Fique por dentro de detalhes importantes que tornarão sua estadia ainda mais incrível na cidade!

  • Padrão de Voltagem: o padrão de voltagem de BH é de 110 volts, no entanto, muitos hotéis oferecem a opção de 220 volts.
  • DDD: o código de discagem direta de Belo Horizonte é o 31.
  • Calçadas: Belo Horizonte possui calçamento em paralelepípedo. Dê preferência a calçados confortáveis e dispense salto alto se for caminhar nas ruas.
  • Agenda cultural: fique atento aos eventos oferecidos na cidade durante sua estadia. BH possui diversas atrações gratuitas e a preços populares!
  • App de locomoção: Belo Horizonte pode parecer confusa até para moradores. Utilize apps de locomoção como o Google Maps.
  • Segurança: assim como em qualquer grande centro urbano, seja cuidadoso ao andar com objetos de valores, bolsas e eletrônicos nas ruas.

Curiosidades sobre Belo Horizonte

viajar-turismo-inteligente-guia-viagens-belo-horizonte-minas-gerais-18
Uma cidade projetada

Inspirada em cidades modernas como Paris e Washington, Belo Horizonte foi arquitetada pelo engenheiro Aarão Reis e é considerada a primeira cidade projetada do Brasil!

Uma das capitais mais arborizadas do Brasil

De acordo com senso realizado pelo IBGE em 2010, Belo Horizonte é a 3º cidade mais arborizada do Brasil, perdendo o posto apenas para Goiânia e Campinas.

O maior aquário de água doce do país

O Aquário da Prefeitura é conhecido como o maior aquário de água doce do Brasil, possuindo cerca de 1200 peixes de 50 espécies diferentes.

Cemitério é ponto turístico

O Cemitério do Bonfim é considerado ponto turístico oficial de Belo Horizonte desde 2013. Construído em 1897, o gigantesco cemitério possui como “atrações” os túmulos de vários ex-presidentes, ex-governadores e o pai da presidenta Dilma.

Terra das capivaras

Quem ai já ouviu falar das simpáticas capivaras que vivem na orla da Lagoa da Pampulha? De origem incerta na região, as capivaras já estão por lá há muitos anos! Encontrando um ambiente favorável para reprodução na cidade, as capivaras compõem o cenário da Pampulha e sua população já passa de centenária!

Lagoa artificial

A Lagoa da Pampulha não é natural, tendo sido projetada em 1943 para compor o cenário paisagístico do complexo da Pampulha. A lagoa foi formada na verdade por um represamento de um ribeirão que cortava a região.

Onde comprar pacotes de Viagens para Belo Horizonte?

Apaixonado por Belo Horizonte, mas ainda não sabe onde comprar pacotes de viagem para conhecer a cidade? Saiba um pouquinho mais sobre a Viajar Turismo – Agência de Viagens em Belo Horizonte.

Agência de Viagens em Belo Horizonte

Especializada em pacotes de viagens nacionais e internacionais, a Viajar Turismo é também a única agência multiservices a oferecer diversos braços operacionais. Todos esses braços atuam em diferentes vertentes do turismo, proporcionando ao cliente a oportunidade de encontrar todas as soluções em turismo para sua viagem em um só lugar!

E se você curtiu o nosso Guia de Viagens de Belo Horizonte e deseja conhecer de perto todos os encantos da capital mineira, conheça os serviços de receptivo da Viajar Turismo. Encontre o pacote perfeito para suas expectativas!